Cabelos

Como Cuidar de Cabelos Secos

Desde pequena sofro com cabelos secos e não são apenas as pontinhas, até mesmo meu couro cabelo é seco. A vantagem disso é que meu cabelo permanece muito mais tempo limpo e cheiroso, mas em compensação é bem mais frágil e propenso a quebra, queda e é bem mais sensível a químicas como tinturas, progressiva, luzes e etc.

Meu cabelo é virgem, mas mesmo assim é seco por natureza. E já passei cada perrengue até entender o que de fato ele precisa para ficar saudável, macio, hidratado e com brilho.

Para começar é importante saber o motivo pelo qual seu cabelo é seco. Pode ser por vários motivos: genética, má alimentação, falta de hidratação (beber água), stress, poluição, mar, sol, piscina….No meu caso é genética mesmo.

Sabendo os motivos, fica mais fácil combater o problema. Vocês podem cuidar de todos esses fatores, afinal comer direitinho, beber bastante água, se proteger do sol são coisas fundamentais pra vida né? 

Mas como cada caso é um caso, vou falar aqui dos cuidados que eu tomo para cuidar dos meus fios secos em casa mesmo. 

De uns meses para cá tenho usado bem pouco secador e chapinha, o que já ajuda muito, mas mesmo assim meu cabelo continua bem seco. Então intensifiquei meus cuidados com ele e vou dividir meus “segredinhos” com vocês:

Eu parei de usar shampoo de limpeza profunda, já que eles agridem os fios. Deixo pra quando usar mais finalizadores como leave in, sray texturizador, óleos, silicones e etc.

Lavo duas vezes com shampoo hidratante, aqueles que são esbranquiçados, perolados sabe? E agora vem o truquão: na segunda aplicação eu coloco um pouco de óleo vegetal no shampoo, o que faz ele ficar mais hidratante ainda. Pode ser qualquer óleo vegetal (coco, oliva, amêndoas…). É impressionante o quanto o cabelo fica bem hidratado.

Faço umectação e hidratação profunda toda semana, isso já virou hábito, rotina mesmo. Como eu faço:

Faço umectação com óleo de coco, aplico no cabelo e vou dormir com ele na cabeça;

No dia seguinte lavo o cabelo utilizo o método do shampoo potencializado com óleo. É extremamente importante também não lavar o cabelo na água quente, pois isso resseca demais. Deixe a água no máximo morna e no último enxágue procure fazer com água fria.

Depois escolho uma máscara bem boa para fazer uma hidratação. Atualmente estou usando a de Hidratação Profunda da Tresemmé, que é uma maravilha, logo sai resenha dela também. Às vezes faço uso de ingredientes naturais também que é sempre uma excelente opção. Gosto muito de fazer uma Hidratação Caseira com Banana, como já ensinei a receita aqui.

Depois eu só enxáguo com água fria, aplico um leave in ou óleo de argan nas pontinhas e deixo secar naturalmente e quando faço escova e chapinha, sempre uso protetor térmico. Atualmente estou usando e amando o óleo da avon de coco e argan (resenha aqui) e o defrizante também da avon (resenha aqui).

E é isso o que costumo fazer, não tem mistério. É só ter paciência e amor que tudo funciona. Meus cabelos adoram esses cuidados 🙂

E se vocês também têm cabelos secos ou pontas secas podem usar essas diquinhas que funcionam mesmo. Se tiverem alguma dúvida é só deixar um comentário que eu vou ter o maior prazer em responder.

Fiquem com Deus e se cuidem!

Bjo, Vanessa

Deixe um Comentário. Sua opinião é muito importante.

