Cabelos

Guia de Como Cuidar dos Cabelos em Casa

Cuidados-para-lavar-os-cabelos-com-escova-progressiva.jpg
Imagem Google

Estava aqui pensando em como eu poderia dividir com vocês os cuidados que devemos ter com os cabelos, mas estava encontrando dificuldades em organizar um post completo com dicas legais  e tal. Fiz uma pesquisa na internet pra saber direitinho o que seria realmente bom colocar no post, estava levando em consideração informações das minhas amigas também, que sempre se queixam de seus fios e que não sabem cuidar dos cabelos em casa e na primeira oportunidade, correm para o salão de beleza gastar rios de dinheiro, mas que nem sempre saem de lá satisfeitas. Isso já aconteceu muito com várias amigas minha e comigo também. Não estava conseguindo reunir tanta informação, afinal a internet chove de dica daqui, dica dali e a gente acaba perdida, não é mesmo? Por isso resolvi contar pra vocês o que EU faço no MEU CABELO e que tem funcionado bastante ao longo dos últimos anos.

Reuni as melhores dicas que testei em mim mesma e que surgiu o resultado que esperava, afinal desde pequena sofro com cabeleireiros, eles nunca conseguiam cuidar dos meus fios direito. Meu cabelo é grosso e em muita quantidade, atualmente nem tanto, mas quando eu era pequena nem conseguia penteá-lo sozinha kkk. Todos os cabeleireiros que meteram a tesoura nos meus fios, fizeram besteira, por que eu não sei, talvez falta de experiencia, talvez porque meu cabelo é mesmo bem grosso e não é qualquer tesoura que aguenta kkkk, sei la…Brincadeiras a parte, o fato é que depois de tanto sofrimento e traumas, resolvi cuidar eu mesma das minhas madeixas no conforto do meu lar. Testei várias receitas, várias dicas, umas funcionam até hoje, outras eu quero fugir e por aí vai. 

Espero que essa minha experiencia possa ajudá-las ou ao menos guia-las a encontrar uma forma eficiente e bacana de cuidar dos seus cabelinhos em casa mesmo, sem depender de terceiros para ficar diva. Acho que essa é a melhor parte, não depender de ninguém pra ficar bonita, saber fazer você mesma aquilo que mais te deixa feliz, não tem sensação melhor, sério mesmo rsrsrs

Então, vamos lá?

COMO EU CUIDO DOS MEUS CABELOS EM CASA:

Existem alguns passos básicos que todo mundo deve seguir, mas primeiro de tudo você precisa conhecer seu cabelo, se ele é: liso, cacheado, ondulado, seco, normal, oleoso, fino, grosso e etc. Isso serve de guia na hora de comprar os produtos adequados para o seu tipo de fio. Basicamente você precisa de shampoo, condicionador e uma boa máscara de tratamento.

Primeiro de tudo, entenda o que o seu cabelo precisa!

Todo cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução. Mas cada cabelo é uma sentença, uns precisam mais de hidratação, outros mais de reconstrução e por ai vai. Então observe bem como o seu cabelo está no momento e dê a ele o que ele pede. Mas como fazer isso? É simples.

Hidratação, nutrição ou reconstrução? O que eu faço?

O próprio nome já diz:

  • Hidratação: repõe água no cabelo (hidrata)
  • Nutrição: repõe nutrientes e lipídeos, ou seja, o óleo no cabelo (nutre)
  • Reconstrução: repõe massa e queratina nos fios (reconstrói)

HIDRATAÇÃO: em geral é a etapa em que todo cabelo precisa, pode ser feita a vontade, pois não danifica o cabelo se feita em excesso, mas é sempre bom não exagerar né? Se seu cabelo estiver sem brilho, armado, seco ele precisa de hidratação. Invista em máscaras a base de vitaminas, extratos vegetais de  plantas e frutas (babosa, abacate), açúcar, proteínas, silicones dentre outros. Pode ser feita a cada dois dias ou duas vezes na semana.

NUTRIÇÃO: se seu cabelo está com frizz, poroso, desalinhado, ressecado ele precisa de nutrição. Esta etapa vai repor os lipídeos no cabelo, ou seja, a “oleosidade boa”. Invista em máscaras nutritivas a base de óleos vegetais (argan, coco…), ceramidas, proteínas hidrolisadas e etc. Pode ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias.

RECONSTRUÇÃO: se seu cabelo está fino, quebradiço, elástico, partindo no meio, com pontas duplas ele precisa de reconstrução. O principal componente dessa etapa é a queratina, que tem a função de formar uma película em volta do fio impedindo que a água saia, deixando o fio mais firme e resistente a quebra. Além disso repõe a massa, proteína e aminoácidos nos cabelos. Invista em máscaras reconstrutoras que possuam queratina, cisteína, arginina, creatina, dentre outros em sua composição. Essa etapa não pode ser feita em excesso porque se não pode deixar o cabelo muito duro, rígido e fácil de quebrar. Pode ser feita a cada 15 dias ou 1 vez por mês.

Dica: fique de olho no rótulo dos produtos e não exatamente no que diz na embalagem. Assim fica mais fácil de identificar o que possui nela e ver se ela é hidratante, nutritiva ou reconstrutora. Há máscaras que são mais de uma coisa ou até mesmo as três juntas, mas é só ficar atenta aos primeiros componentes na fórmula, pois são os de maior concentração no produto: A ordem dos componentes no rótulo ajuda a identificar a função da máscara. Os primeiros componentes são os que possuem maior quantidade de ativos na fórmula por exemplo: se tiver proteína na primeira posição e um óleo na ultima posição, essa máscara é mais reconstrutora do que nutritiva, entendeu?

Passo a Passo para cuidar do cabelo em casa:

Passo 1 – Lavar o cabelo duas vezes. A primeira lavagem pode ser feita com um shampoo transparente que limpa mais profundamente. A segunda lavagem com um shampoo normal, perolado, aquele de uso rotineiro.

Passo 2 – Retirar bem a umidade do cabelo e escolher qual máscara você irá usar (hidratante, nutritiva ou reconstrutora). Depois aplique a máscara de tratamento. Essa etapa pode ser feita na hora do banho ou não. Depende da sua disponibilidade ou preferência. Deixe o creme agir no tempo de pausa indicado na embalagem do produto. Mas geralmente a reconstrução é feita de outra forma. Logo farei um post sobre como fazer reconstrução.

Passo 3 – Enxágue bem o cabelo e retire todo o creme sem deixar resíduos.

Passo 4 – Passe o condicionador da metade do comprimento até as pontas, faça uma massagem e deixe agir no tempo de pausa indicado na embalagem. Depois enxágue muito bem. Essa etapa pode ser pulada se quiser. Eu particularmente não uso condicionador, porque percebi que os resultados da máscara de tratamento se torna mais eficaz, mas isso é no meu caso. Teste e observe como o seu cabelo se comportará.

Passo 5 – Finalize como de costume. Com leave in, creme para pentear, óleo nas pontinhas…Se for usar secador, chapinha ou babyliss, não esqueça do protetor térmico.

E é isso meninas, o que eu geralmente faço pra cuidar dos meus cabelos em casa. Amo fazer isso e meu cabelo não reclama não kkk…Espero que eu tenha ajudado e que essas dicas ajudem mesmo. Se ficaram com alguma dúvida, é só perguntar 😉

Bjo, Vanessa

 

Deixe um Comentário. Sua opinião é muito importante.

